Nessa semana eu tive uma enorme felicidade como professor e ser humano. Quem me acompanha por aqui ou pelo LinkedIn, sabe que venho há alguns anos ministrando cursos sobre gestão.
Desde a pandemia, no curso que ministro de fundamentos em gestão ágil e enxuta, venho substituindo gradualmente dinâmicas fictícias (ex: com lego, origamis, etc) pela construção de produtos e serviços reais, com algum tipo de impacto social: é o Projeto Amor.
O verdadeiro Projeto Amor nasceu no início da pandemia, quando meu grande amigo e irmão de fé, Paulo Nascimento, desafiou uma série de pessoas a sairmos da nossa zona de conforto e comodidade para alcançarmos pessoas em necessidade. E foi lindo.
Ministrar cursos onde ficávamos apenas na teoria ou em práticas fictícias ou limitadas me incomodava profundamente. E daí veio o link: manter o Projeto Amor vivo através de cursos.
Utilizando técnicas para concepção de produtos, gestão ágil, gestão enxuta, estratégias de comunicação, e outras coisinhas mais, construímos Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) em três semanas que têm o propósito real de impactar vidas e organizações: GANHA GANHA. Ganham os alunos, que aprendem fazendo, a organização e as pessoas impactadas.
Nessa semana, no fechamento da turma no Tribunal Eleitoral do Ceará (22a edição do curso), me emocionei! Com 53 pessoas, 7 times entregaram e validaram os seguintes MVPs:
– Projeto da 1ª. Caminhada e Corrida da Justiça Eleitoral do Ceará – A ser realizada em 28/10, já contando com mais de 100 inscritos. Cada inscrito deve doar 1kg de alimento e 1 pacote de leite em pó.
– Projeto Doador Cidadão – Hemoce – Fomentar e facilitar o hábito da doação de sangue pelos colaboradores do TRE-CE. Uma Van do HEMOCE levou colaboradores do TRE para realizar o cadastro e doação de sangue. O próximo objetivo é trazer ao TRE o ônibus de doação do HEMOCE
– Projeto GestAmor – Entrega de kits para terceirizadas e familiares gestantes (com cartilha com dicas de maternidade, banheira, absorventes maternos, fraldas, saída da maternidade, lenços, etc). Entrega foi realizada em evento com orientações gerais, lanche e compartilhamento de experiências
– Projeto Chico – Abrigo São Lázaro – Arrecadação de recursos para compra de ração para apoiar o Abrigo São Lázaro, que apoia centenas de animais vulneráveis – Entrega de mais de 60 KGs de ração
– Projeto Criando leiToREs(as) – Criação de biblioteca livre no TRE-CE, com foco inicial nos terceirizados. + de 200 livros arrecadados. Primeira estante montada
– Projeto Delivery Solidário – Oferecer opções de alimentação com preços reduzidos e alta qualidade para colaboradores do Tribunal, dada a baixa quantidade de opções de alimentação ao redor do TRE. Criado cardápio inicial com 6 opções de restaurantes
– Projeto TerceirUP – Criação de base de dados de colaboradores terceirizados que realizam serviços fora do horário de expediente, para contratação por interessados
Eu só posso agradecer a Deus e aos colegas do TRE-CE por terem comprado a ideia! Vocês são fera! Essa turma ficará na memória.
Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).