Modelos de comunicação

Modelos de comunicação e home-office

Em Comunicação, Gestão por Jonathan Maia

Esses dias estive com os colegas do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (no curso Gestão ágil para times remotos e híbridos) conversando sobre modelos de comunicação: síncrona, assíncrona, unidirecional, bidirecional, canais de comunicação, ferramentas, etc.

Quando dar preferência a cada um dos modelos de comunicação ? Como escolher o canal adequado ? Imputo à escolha inadequada dos modelos ou canais de comunicação diversas das reclamações ou problemas relacionados ao home-office ou ao teletrabalho moderno.

NÃO DÁ pra gerenciar um time híbrido ou remoto da mesma forma que se gerencia um time presencial. NÃO DÁ. É por isso que vemos reclamações como: “ah, mas é um excesso de reuniões”. Por que ? Certamente porque a comunicação assíncrona (ex: e-mails, fóruns, grupos de chat, etc) está sendo subutilizada em prol da comunicação síncrona (reuniões, ligações, etc). Ou porque o debate e o consenso estão sendo buscados em todos os tipos de decisões, quando em situações mais simples uma decisão do gestor seguida por uma comunicação unidirecional já resolveria.

Claro que existem atividades totalmente ou parcialmente incompatíveis com o teletrabalho (ex: a substituição de uma máquina ou equipamento em uma sala). Mas nas atividades onde o trabalho remoto é possível, precisamos adotar técnicas, ferramentas e modelos adequados.

Aqui na Secretaria de TIC do TRT7 continuamos com teletrabalho de vento em popa, com regras claras, algumas limitações de acordo com os tipos de atividades da unidade, mas com alta adesão, sucesso e produtividade! Assim sigamos.

Deixe uma resposta