Hoje eu fico admirado
Só olhando embasbacado
Toda a ciência do conhecedor
De desligado a badalado
Ele diz: meu jeito é o bom
Achei um achado
E o passado desatualizado
Deve ser todo descartado
E ainda fala mais
Aquele, que diferente faz
É um pobre coitado
Morrerá desgringolado
Lembra da Gabriela?
A tal do cravo e canela
Que nasceu e cresceu “assim”
Sabia que já decretou seu fim?
Sabe o que me espanta? Observar
Toda uma audiência a se formar
E a constantemente repetir
Esse é o sábio que havia de vir
Então eu pergunto: é assim a vida?
Quase um beco sem saída?
Não se pode olhar pro lado
Sem desfazer do aprendizado?
Pois me diga então
Fala o nobre sabichão
Se desse jeito não ensino
Como eles aprenderão?
Quer olhar pra traz
Pra aprender com o passado?
Isso já não se faz
O meu é bom, o seu: ultrapassado
Mas esse mote me parece errado
E tudo que foi construído
Com tanto esmero e cuidado
Tem que ser derrubado?
Seria possível ajuntar
Passado, presente e futuro?
Casar o que tentam separar
Ao invés de ser tão duro?
Por que é necessário se desfazer
Das outras pessoas e do seu saber?
Onde está a tão falada, então?
Melhoria continua e transformação?
Será que o sabichão da vez
Já melhorou o que nunca existiu?
Ou transformou o que nunca se fez?
Tal sábio ainda não se viu
E agora, pra onde eu irei?
Vou ficar com a sabedoria
Que há muito tempo já dizia
Eu só sei que nada sei
Jonathan Maia
Fortaleza/Ceará
12/05/2019
http://bit.ly/jonmaia
“Me aventurando por outas Searas nas horas vagas”
Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).
Comentários
Gostei. Parabéns. Pose continuar a se aventurar.
🙂 Obrigado, Thais!! Vou continuar sim!!! Abraços!
O poema de cordel apresentado está repleto de reflexão que busca instigar os laços ou talvez os deslaços do ontem e do hoje; a tal sapiência moderna se julgando superior aos aprendizados empíricos do antepassado; entoado de rispidez do homem contemporâneo em detrimento da sabedoria do homem pretérito.
Perfeita análise, Silvio. Forte abraço!