Esses são os nossos valores da Divisão de Sistemas de TIC do TRT Ceará.

Divisão de Sistemas – Valores
Estão impressos e espalhados pelas nossas paredes. Mas isso não é Mimimi? PonyManagement ?
De forma alguma. Eles guiam nossos comportamentos como times.
Certa vez, um colega foi desrespeitoso em relação à opinião de outro, e o “ofendido” simplesmente apontou para “Desrespeito às opiniões divergentes” na lista do que não valorizamos. O debate cessou.
Sabe como esses valores foram extraídos ?
No início de 2018, assim que assumi a diretoria da divisão, eu enviei um questionário anônimo para toda a equipe perguntando:
1) Quais comportamentos você valoriza e que devem ser exercidos pelo Diretor da Divisão (eu)?
2) Quais comportamentos você não valoriza e que não devem ser exercidos pelo Diretor da Divisão?
Sim, eu pedi que a equipe listasse os valores que deveriam ser exercidos (ou não) por mim. É mais fácil identificar nos outros aquilo que valorizamos.
Em uma reunião posterior, inverti a lógica: unificamos, priorizamos e acordamos, como equipe, que esses são valores que desejamos vivenciar nos nossos times. Não são apenas para o diretor. Eles atuam como uma guia para nossas relações inter pessoais.
Inclusive, a última versão do Guia Scrum adicionou uma seção apenas para tratar de valores.
Ou ainda estamos na época em que na TI só abordamos a relação homem/máquina ? Esse tempo já foi.
Isso não te pertence mais. 🙂
Pony Management seria focar apenas nos valores interpessoais e esquecer das entregas de valor e dos teus sistemas de trabalho (mapear e melhorar teus fluxos de valor / processos de trabalho).
Porque não investir nos dois mundos ?

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).