Que tal comparar as certificações sobre gestão ágil e Scrum mais difundidas e valorizadas no mercado de trabalho ? Para facilitar a comparação, criei uma planilha com 17 certificações sobre Agile e Scrum contendo as seguintes informações:
- Sigla e nome da certificação
- Emissor / Link para mais informações
- Preço médio
- Idioma da prova
- Quantidade de questões na prova
- Critérios para aprovação
- Duração da prova
- Dificuldade da certificação (de acordo com o próprio emissor ou relatos na internet)
- Pré-requisitos para a certificação
- Validade da certificação (se é necessário renovar ou não e quanto custa a renovação)
- Tipos de questões na prova (múltipla escolha, estudo de caso,
Na planilha, inclui as principais certificações sobre o tema emitidas pela Scrum.org, Scrum Alliance, PMI, SCRUMstudy e EXIN. A planilha não é exaustiva: fique a vontade para me avisar nos comentários caso eu tenha esquecido alguma certificação legal sobre o assunto.
Na planilha, também indico qual foi a data da última atualização: sempre acesse os links para obter as informações mais precisas e atualizadas sobre as certificações.
Busquei não criar um ranking de certificações: é muito difícil dizer qual é mais ou menos valorizada, isso varia muito com o tempo e com os objetivos do profissional! Na minha humilde opinião, certificações não garantem que o detentor é realmente um bom profissional no assunto, mas servem como indícios iniciais.
Junto às experiências profissionais e reais, as certificações formam um ótimo cartão de visitas.
Clique aqui para acessar a planilha.
Quer conhecer mais sobre Agile e Scrum? Acesse essas postagens aqui do Blog Eu na TI.
Curta nossas páginas nas redes sociais para acompanhar novas postagens.
Em breve, mais conteúdos de qualidade para você aqui no Blog Eu na TI, o seu Blog sobre Tecnologia da Informação.
Um forte abraço e até mais.
Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).
Comentários
Caro Jonathan, excelente trabalho. Poderia incluir a certificação PRINCE2 Agile?
Boa!! Vou incluir sim!! Abraços!
Marcelo, certificação adicionada na planilha! Obrigado pela dica! Você já fez essa prova? Saberia informar o nível de dificuldade? Obrigado e abraços
Excelente artigo ! Parabéns !
Obrigado, Mauricio!!
Pingback: Como fui aprovado na certificação PSM II ™ ? 8 dicas de preparação - Eu na TI - Por Jonathan Maia