Essa é uma questão muito comum, não só entre adolescentes e jovens à beira do vestibular, mas também entre pessoas com uma carreira profissional já estabelecida, mas que gostariam de trabalhar com games (ou em algo que gostem do fundo do coração). Também entre muitos pais preocupados em oferecer aos filhos boas chances de escolha para futuro. Quero trabalhar com games, mas não sei por onde começar. E agora?
É fato que ao buscar por vagas em empresas ligadas, direta ou indiretamente, ao ramo de negócios dos games, provavelmente elas exigirão duas coisas:
Graduação
Para se sustentar, ter sua própria renda e fazer suas próprias escolhas, sejam elas conservadoras ou ambiciosas, existem vários cursos que lhe darão maiores chances de se colocar no mercado de trabalho. Pense que quanto mais rápido começar a trabalhar em alguma coisa, mais rápido poderá mudar para aquilo que realmente deseja. Então, não se preocupe em começar diretamente nos games, mas em começar fazendo alguma coisa que te garanta uma renda satisfatória. Uma vez posicionado dessa maneira, fica mais confortável para realizar a busca pela profissão dos sonhos, fazer cursos de curta duração que te mostrem os caminhos e as alternativas existentes no mercado.
Inglês fluente
Se você quer mesmo trabalhar com games ou algo próximo disso, aprenda inglês. Não pode pagar um curso? Só por gostar de games, muitas palavras já estão na sua cabeça, é só colocá-las em ordem. Pense em como aprendemos a falar, quando ainda éramos crianças bem pequenas, ouvíamos nossos pais e pessoas mais próximas falarem o tempo todo. E o que nós fazíamos? Observávamos para depois repetir e repetir até chegar às primeiras frases. Não é muito diferente de assistir um filme com áudio e legenda em inglês. Se sua preocupação for “perder o filme”, assista 2, 3, 4 vezes, quantas forem necessárias. Quando você já souber o que vai acontecer na próxima cena, a associação com o que os personagens estão falando ficará muito mais fácil.
Cursos de curta duração
Existem inúmeros cursos para quem quer entender o básico antes de escolher uma área e se inserir no mercado, alguns mais práticos, outros mais conceituais. Confira o curso Técnicas de Engajamento em Games, para compreender as técnicas que os games utilizam para educar, motivar e divertir jogadores de todas as idades.
Ficam as três dicas fundamentais!
Não tenha medo de mudar de ideia no meio do caminho: A vida é feita de escolhas! Siga sempre em frente 😉
Aprenda como ser um produtor de games (os caminhos e oportunidades para se profissionalizar) com o curso Introdução à Produção de Games
A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.
Coordenador Geral na Escola Brasileira de Games. Minha missão é oferecer um ponto de vista profissional e compartilhar conhecimentos sobre o ambiente de negócios do mercado de games, mobile e negócios digitais.
Comments
Pingback: Pesquisas e Dados do Mercado de Games em 2017 - Eu na TI