Sim, Jira e Trello, as duas ferramentas queridinhas dos agilistas, fãs de Scrum e Kanban, andarão de mãos dadas. A Atlassian, proprietária do Jira, Confluence e BitBucket, está comprando o Trello. A notícia foi publicada ontem (09/01/17) no Blog do Trello e no Blog da Atlassian.
De acordo com a Bloomberg, o valor de venda será de U$425 milhões de dólares, sendo U$360 milhões em dinheiro vivo e o restante em ações. Nada mal para uma startup de apenas 5 anos de vida, ein?
Nos Blog do Trello e da Atlassian, as notícias frisam que a compra será importante para que o Trello possa captar mais recursos e apresentar novas funcionalidades. Será? A Atlassian enterrará o Trello? Sinceramente, como admirador de ambas ferramentas, espero que não.Como utilizador diário de ambas ferramentas (Jira no trabalho e Trello para organização pessoal/familiar), espero bons frutos da aquisição.
Vejo o Jira como uma ferramenta mais robusta, para uso profissional, com milhares de possibilidades de configuração, apta a gerenciar ciclos de vida de produtos complexos, por isso, “pesada” para usuários que não trabalham com tecnologia ou que desejam gerenciar suas atividades pessoais, hobbies ou pequenos projetos. É aí onde o Trello entra, com sua interface simples e apps para smartphones bastante funcionais, além dos seus 19 milhões de usuários, sendo mais de 50% usuários de fora do mundo da tecnologia.
Um forte abraço e até mais.
Por favor, curta e compartilhe nossas postagens nas redes sociais.
Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).