No último mês, decidi iniciar os estudos para a certificação PMP® (Project Management Professional) do instituto PMI e, nesta postagem, irei compartilhar as estratégias de estudo que estou adotando. Espero que elas funcionem e, quem sabe, sejam úteis a outros colegas. 🙂
Conforme expliquei na Segunda Parte das postagens sobre agilidade e Scrum, o Guia PMBOK® continua sendo uma rica fonte de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos, mesmo em ambientes ágeis. Embora já tenha estudado bastante o Guia PMBOK® durante minhas preparações para concursos públicos, existem algumas técnicas e ferramentas que gostaria de dominar com maior profundidade, além do que, a certificação tem um peso razoável no mercado e governo.
Junto ao treinamento da TIExames, estou estudando o Guia PMBOK®, que possui uma leitura leve e tranquila. Minha meta é finalizar as vídeo aulas e a leitura do Guia até o final de janeiro de 2016, para então iniciar a leitura do famoso Preparatório para o Exame de PMP® da Rita Mulcahy, tido como a principal fonte de estudos para a certificação.Iniciei minha empreitada buscando um treinamento formal em gerenciamento de projetos com pelo menos 35 horas (é um dos requisitos para certificação). Como já havia feito o curso preparatório para a certificação Professional Scrum Master I® no site TIExames, acabei decidindo por comprar o preparatório para a certificação PMP® deles. O curso da TIExames é bastante completo, em vídeo aulas, e o professor é bastante didático. Estou na metade do curso e bastante satisfeito com o material disponibilizado.
Para mais informações sobre a certificação, como requisitos e taxas, é interessante dar uma lida no Manual da Certificação PMP®.A certificação é bem carinha (mais de 500 dólares) e, com o dólar a quase quatro reais, não quero fazer a prova mais de uma vez, por isso estou me preparando através do máximo de materiais disponíveis (vídeo aulas, guia PMBOK e livro de apoio da Rita).
Em resumo, estou utilizando as seguintes estratégias durante os estudos:
- Assistindo vídeo aulas do curso preparatório para a certificação PMP® do site TIExames;
- Realizando a leitura do Guia PMBOK®;
- Realizando a leitura do livro Preparatório para o Exame de PMP® da Rita Mulcahy;
- Criando resumos de tudo que estou estudando;
- Resolvendo questões e praticando simulados.
Espero ser bem sucedido em minha empreitada e que as informações possam auxiliar colegas que também desejam tirar a certificação PMP®. Em breve, quando estiver com a certificação em mãos, volto a fazer uma postagem. 🙂
Por favor, curta e compartilhe nossas páginas nas redes sociais e assine o feed de notícias para acompanhar nossas postagens.
Um forte abraço e até mais.
ATUALIZAÇÃO: Confira a postagem após a aprovação. 🙂

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).