Bem vindos ao blog Eu na TI.
Certo dia, em uma conversa com um colega de trabalho, fui lembrado de um artigo que escrevi no Viva o Linux no ano de 2005. É bem fácil localizá-lo: no Google, busque por LDAP. Será um dos primeiros resultados, depois apenas das páginas da Wikipedia.
Sou defensor do livre conhecimento, beneficiado constantemente pelos diversos conteúdos de TI publicados gratuitamente na web e, com o simples artigo acima, tive a possibilidade de ajudar mais de quatrocentos mil colegas da tecnologia da informação a compreender conceitos que tive dificuldades para absorver no início da minha carreira. Por que estou contando essa história ? Acredite, não é pra mostrar a bela foto acima, tirada em uma webcam 640×480. O motivo é porque, dentre os diversos materiais que já escrevi, o artigo acima foi o único que já publiquei na web, e esse é um erro que não quero mais cometer.
Como profissional, curioso e amante da área de Tecnologia da Informação, pretendo utilizar este espaço para:
1) Documentar meus estudos e projetos pessoais/profissionais como forma de compartilhar conhecimentos e aprender com as experiências dos colegas;
2) Divulgar notícias relacionadas, direta ou indiretamente, à Tecnologia da Informação;
3) Como ex-concurseiro, não poderia deixar de divulgar dicas e notícias sobre concursos públicos de TI.
Em breve, iniciarei algumas publicações relacionadas ao curso “Seja ágil com Scrum”, que irei ministrar no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Também pretendo publicar algumas das estratégias que utilizei em minhas preparações para concursos públicos e manter uma área com os concursos de TI em andamento, para facilitar o acesso dos concurseiros de plantão.
Todas postagens do blog Eu na TI serão disseminadas nas páginas do Facebook, Google+ e Twitter. Curta nossas páginas nas redes sociais e assine o feed de notícias para acompanhar as postagens.
Espero que os conteúdos publicados possam ser úteis para outros colegas da TI. 🙂
Um forte abraço.
Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Ocupo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7) desde 2021, onde ingressei como servidor público federal (analista de TIC) no ano de 2010. Fui diretor da Divisão de Sistemas de TIC do TRT7 entre 2018 e 2020 e também tenho experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará.
Graduado em ciências da computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gerenciamento de projetos de TIC pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Detentor das certificações em gestão e inovação: Project Management Professional © (PMP), Professional Scrum Master II © (PSM II), Professional Scrum Master I © (PSM I), Professional Scrum Product Owner I © (PSPO I), Kanban Management Professional © (KMP II), Certified Lean Inception Facilitator® (CLF), ISO 31000:2018 Risk Management Professional © e Project Thinking Essentials.
Desenvolvedor Full Stack, possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas de desenvolvimento. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e produtos, governança, etc. Experiência em dezenas de projetos com abordagens de gestão ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).
Com dezenas de turmas de capacitação, oficinas ou palestras ministradas nas temáticas de gestão ágil, gestão de projetos, tecnologia, inovação e produtividade nas seguintes instituições: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunais Regionais do Trabalho do Ceará (TRT7), Pará e Amapá (TRT8), Sergipe (TRT20), Rio Grande do Norte (TRT21), Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará (TRE-CE), Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e da Bahia (TRE-BA), Justiça Federal em Sergipe (JF-SE), Justiça Federal no Ceará (JF-CE), Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Instituto Federal do Ceará (IF-CE), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IF-RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Gagliardi (Mobil), Udemy, Companhia Cearense de Gás (CEGÁS), Agile Trends Gov, Project Management Institute (PMI-CE), Cagece, Faculdade Estácio e Associação de Gerenciamento de Projetos do Mato Grosso do Sul (AGPMS).